Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

salmão com molho de caril e coco, uma receita exótica para começar a semana em grande

Quem disse que estar de dieta é uma chatice? Um grande sacrifício? Eu? Que grande calúnia. Que exagero! Eu? Eu adoro estar de dieta. Amo. Quando as receitas são assim, com este aspeto. Hoje vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer este espetacular salmão que descobri no blog The Modern Proper. Apesar de ser segunda-feira, vamos fazer peixe cá em casa em homenagem à inesquecível Açucena Veloso. Ficámos em choque com a notícia da morte da peixeira mais querida e com o melhor peixe de Lisboa. Estamos mesmo tristes...

Para fazer este delicioso prato, só vamos precisar de lombos de salmão, sal, pimenta, leite de coco, pasta de caril verde, sumo de lima, gengibre ralado, molho de peixe, cebola cortada fininha, pimentos, cebolinho, coentros e piripíri.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

1 (13).jpg

 

 

o que fazer para o dia dos namorados quando não quer ter trabalho? este bolo de chocolate que nem precisa de cozinhar

A minha querida Mulher Mistério nunca fica satisfeita só com uma surpresa para o Dia dos Namorados. Uma vez por semana, Ela tem o seu Dia da Asneira na dieta. Mas o Dia dos Namorados é para Ela o Dia de Todas as Calinadas. É como se fosse um verdadeiro chorrilho de asneiras. Começa de manhã e só acaba à ceia. É todo um dia completo de doces, calorias e muito disparate em que Ela se desforra de todo o sofrimento acumulado.

Por isso, vou começar com aqueles divinais quadrados de chocolate e manteiga de amendoim, do nosso livro 50 receitas com apenas 5 ingredientes (ou menos, claro!), e vou continuar com este fabuloso bolo de chocolate que não precisa de cozinhar, do fantástico blog 101 Cookbooks.

Tudo o que vou precisar é de chocolate cortado em pedaços, natas gordas, café expresso, flor de sal e cacau em pó. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte aqui a receita original.

1 (1).png 

 

muffins de batata doce, uma receita viciante que pode comer a qualquer hora  

São incrivelmente deliciosos e surpreendentes. Não têm farinha nem açúcar e pode servir a qualquer refeição. Dá um ótimo brunch, mas também pode ser um excelente almoço ou jantar. A receita é do blog Paleo Running Momma e é ideal para quem segue a dieta paleolítica.

Demora menos de meia hora a fazer e só precisa de 6 ingredientes: ovos, leite de coco, fatias de bacon cortadas em pedacinhos, uma batata doce descascada e ralada, cebola em pó, paprica, sal e pimenta para temperar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 muffins, espreite aqui a receita original.

Sweet-potato-bacon-egg-muffins-11

 

 

o melhor e mais fácil presente para o dia dos namorados: quadrados de chocolate só com 4 ingredientes

chocolate

São deliciosos, têm um recheio surpresa e são óptimos para oferecer. Eu sei, parecem as bombocas, mas são uns facílimos quadrados de chocolate com manteiga de amendoim. Este divinal doce é um dos preferidos da minha querida e estimada Mulher Mistério. E, no Dia dos Namorados, não me resta outra alternativa senão oferecer-lhe um tabuleiro inteiro com esta maravilha da natureza. 

Ela gosta tanto destes quadradinhos que os escolheu como uma das 50 receitas com apenas 5 ingredientes do nosso último livro. Por isso, se quiser fazer um verdadeiro brilharete neste Dia dos Namorados, é só preparar esta receita e oferecê-la juntamente com o próprio do livro. No fundo, é a isto que se chama devorar um livro!

Melhor notícia ainda é que esta receita nem sequer é cozinhada. Tudo o que precisa é de um frigorífico e de um microondas.

Se já tem o nosso livro em casa, salte directamente daqui para a página 80. Se ainda não o tem, não seja forreta e vá a correr comprá-lo para o oferecer ao seu amor, à sua paixão, ao seu mais-que-tudo, à sua fofura, ao seu fofuxo, à sua guti-guti, ao seu xuxuzinho, à sua milauzinha, ao seu amoreco, à sua cutchi.cutchi... Ok, eu paro, antes que alguém me pare a mim.

livro2.jpg

 

 

ovos com ricotta, o brunch ideal para este fim-de-semana

Estou completamente apaixonada. Foi mesmo amor à primeira vista, ou melhor, à primeira garfada. Não, não estou a falar do meu querido Marido Mistério. Estou a falar desta espetacular receita que descobri no ótimo site Food 52: pode ser um brunch, um almoço ou um jantar. É o que lhe apetecer. Sabe lindamente a qualquer hora do dia. Eu vou pedir ao meu querido e talentoso Marido Mistério para fazer esta delícia hoje para o brunch.

Ele só vai precisar de azeite extra-virgem, cebola cortada fininha, tomilho fresco, pedacinhos de pão do tamanho de croutons, ricotta, natas, fiambre bom fatiado, ovos, sal e pimenta.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

9bb59d73-ecbd-4d9f-be0f-0369f82b3d9b--2018-0116_baked-eggs-with-ricotta-and-onions_3x2_julia-gartland_113

 

 

o gin tónico mais romântico para o dia dos namorados

Dia dos Namorados sem um gin tónico surpreendente é como o Carnaval de Loulé sem matrafonas de bigode. Como nós raramente saímos para jantar fora no dia 14, eu tenho invariavelmente a missão de preparar um belo gin tónico para abrir as hostilidades antes do jantar. E este ano, vou fazer um gin tónico cor-de-rosa para homenagear a data.

Quem diz fazer diz beber porque na verdade o gin já vem cor-de-rosa na garrafa. Depois, só precisa de o servir com fruta e botânicos a condizer. Este ano, vou usar morangos, mas também fica delicioso com romã, framboesas ou maçã Pink Lady.

1b177c8f134c52baf81e2143c20859f8

 

crepes de queijo para fazer com 5 ingredientes em 10 minutos

O fim-de-semana está a chegar e com ele o dia em que me vou desgraçar! Que bom. Adoro sextas-feiras! Aquela perspetiva de dois dias sem trabalhar (sim porque o blog não é trabalho, é puro prazer, não é meu querido Marido Mistério?) fazem-me levantar da cama com outro ânimo. E estou de sorriso na cara o dia todo. Hoje o sorriso rasgou-se de orelha a orelha quando descobri esta incrível receita no blog Damn Delicious: estes facílimos crepes fazem-se em apenas 10 minutos e só têm 5 ingredientes. São eles (façam-se ouvir os tambores, por favor!): azeite, um ovo batido, tiras de queijo mozzarella (encontra aqui), massa wonton e molho marinara ou outro molho que preferir para os crepes.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 crepes, espreite aqui a receita original.

1

 

o melhor spot para umas férias na neve: uma esplanada gourmet no meio das pistas de ski

Ok, o ski é muito giro e divertido, é desporto, é saudável, queima calorias, toda a família participa e toda a gente cá em casa adora. Isso não tem discussão. No entanto... 

nomad1

...No entanto, o que seria de umas férias de ski se tivessem também um magnífico spot gourmet mesmo no meio das pistas? Costuma ir para Andorra? Prepara-se para passar lá as suas mini-férias de Carnaval? Ou da Páscoa? Então, não pode deixar de procurar o Nomad Gourmet Food Ratrack. 

 

tarte de maçã e batata doce sem glúten nem açúcar

A escolha é sua. Esta receita do blog 40 Aprons pode ser um ótimo pequeno-almoço ou uma original sobremesa. Rica em proteínas, gorduras saudáveis e fibras, é uma incrível surpresa. E a ideia de juntar maçãs, nozes e batata doce na mesma receita é pura e simplesmente genial.

Só vai precisar de manteiga ghee, batatas doces descascadas e cortadas em cubos, maçãs sem caroço e aos pedaços, canela, passas, nozes, sal, ovos e leite de coco.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

whole30-bread-pudding-1

 

vídeo: tarte de chocolate sem açúcar e só com 5 ingredientes para celebrar uma data especial

 

DSC09339

Uma tarte de chocolate já é uma grande notícia. Se for dietética, ainda melhor. E, se além disso, ainda tiver este aspecto fabuloso de quem arrasa quando entra em qualquer sala, então estamos perante a companhia ideal. É a Sara Sampaio das tartes de chocolate. Se eu tivesse tempo para ter uma amante, escolheria seguramente esta tarte de chocolate. Ainda por cima, não dá trabalho: só precisa de cinco ingredientes e 15 minutos. 

Por tudo isto, quando recebemos um simpático ramo de flores da Ajax para comemorar os 30 anos do Ajax Fabuloso em Portugal e o desafio para fazermos uma receita deliciosa que assinalasse o aniversário, não tivemos qualquer dúvida: tínhamos de fazer esta divinal tarte de chocolate. Afinal, 30 anos merecem sempre uma festa de arromba. E para uma festa de arromba esta é a sobremesa ideal.

Em vez de açúcar, leva geleia de agave e, em vez da tradicional base de tarte, leva uma das soluções mais simples e surpreendentes que existem. Mas o melhor é ver por si neste vídeo com menos de um minuto.

 

Tarte de chocolate sem açúcar

Só leva 5 ingredientes e nenhum é açúcar. Uma sobremesa de sonho para comemorar os 30 anos da Ajax em Portugal #video #30anosajaxfabuloso #chocolate #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Quarta-feira, 7 de Fevereiro de 2018

 

 

granola com chocolate e avelã tostada, uma receita incrivelmente saudável para fazer em 15 minutos

Esta receita do blog Garden in the Kitchen é muito fácil e estranhamente saudável. Só tem 5 ingredientes (sem contar com o sal) e é ideal para fazer em grandes quantidades e ir comendo ao longo da semana. Sabe tão bem, logo de manhã, com o seu leite preferido ou com um iogurte grego.

Só precisa de flocos de aveia, avelãs esmagadas, pepitas de cacau, óleo de coco, xarope de ácer e sal. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para cerca de meio quilo de granola, espreite aqui a receita original.

toasted-granola5

 

 

tem de provar estes peitos de frango com molho de parmesão (só têm 326 calorias!)

Chegou a casa, de rastos, com crianças às costas, banhos para dar, casa para arrumar e jantar para fazer? Não desespere. Nós também. #estamosjuntos. Ainda bem que o lado adolescente da nossa prole não liga nenhuma ao blog porque se lessem este post iniciavam um motim cá em casa. Um deles teve o desplante de me proibir de usar hashtags. Diz que eu não sei usar, que faço frases gigantes e pior (prepare-se para a ofensa suprema): escrevo português de forma correta. Ah, não é suposto? É cool dar erros de português nas redes sociais? Não sabia.

Chego a ser vítima de bullying por parte dos meus filhos: mandam-me diretos no Inst4agram em maiúsculas com frases ternurentas como “MÃE, PARE COM OS INSTASTORYS, NINGUÉM CONSEGUE LER ISTO TUDO”. Eu tento entrar em diálogo tecnológico, argumentando que os meus seguidores, ao contrário dos dele, sabem ler, ao que me responde com uma catrefada de emojis cuja única finalidade é calar-me de uma forma subtil, não ultrapassando os limites da boa educação.

Peço desculpa, quando começo a divagar pareço o Guterres: uma picareta falante. Mas voltando ao tema deste post: chegou a casa sem paciência para fazer o jantar? Não se preocupe: esta receita do blog Closet Cooking faz-se em menos de meia hora e é tudo o que precisamos a um dia de semana: é rápida, fácil e deliciosa.

Só vai precisar de azeite, peitos de frango sem pele, alho picado, piripíri, vinho branco, caldo de galinha, natas, tomate seco picado, queijo parmesão ralado, sal, pimenta e manjericão fresco ou seco, se preferir.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Chicken in a Creamy Parmesan and Sundried Tomato Sauce 800 5796.jpg

 

 

os 5 melhores alimentos para combater a gripe

muesli-3091299_960_720.jpg

Sim, estamos doentes. A gripe começou num Mini-Misterioso não identificado, propagou-se pela nova geração, apanhou a minha querida Mulher Mistério e chegou a mim, o garante da alimentação familiar. Basicamente, o que eu quero explicar é que, quando eu estou doente, a Família Mistério não come. É assim. O mundo tem destas coisas.

No primeiro dia, o nosso querido Mini-Misterioso com pretensões a chef ainda fez o jantar. No dia seguinte, a minha querida Mulher Mistério tentou desesperadamente cozinhar um bife grelhado que acabou cozido porque Ela ainda não percebeu que não se pode grelhar a carne em lume brando. No terceiro dia, entrámos em jejum. Geral. Sem intermitências.

É para acabar com situações calamitosas como esta que resolvi compilar os melhores alimentos para prevenir e combater a gripe. Isto é tudo o que deve comer entre Novembro e Março. E que eu tenho de comer já. E muito.

 

um jantar fácil e saudável para começar bem a sua semana: quiche com quinoa em vez da base

Há duas coisas obrigatórias a uma segunda-feira:

  1. Fazer um jantar fácil e rápido para não me deprimir logo para o resto da semana;
  2. Fazer um jantar saudável para recuperar das loucuras do fim-de-semana.

Por mim, acrescentava facilmente uma terceira obrigação: não fazer o jantar. Mas acho que este ponto não seria aprovado pela minha querida e exigente Mulher Mistério.

Seja como for – e já que o jantar é obrigatório – hoje tenho uma receita fácil, saudável e deliciosa para fazer. Trata-se de uma espectacular quiche, do site Food52, que não leva base. É isso mesmo que acabou de ler: toda a consistência da quiche é garantida por uma deliciosa e saudável quinoa.

Para fazer esta delícia só vou precisar de quinoa (era previsível, não era?), couve kale picada (encontra nos supermercados, mas se quiser pode trocar por outro tipo de couve como galega), cebola, alho, queijo cheddar ralado, queijo creme e ovos. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

a1ddeea9-1784-411d-9cb1-6538c9d78b91--2018-0118_quinoa-kale-crustless-quiche_3x2_julia-gartland_7281.jpg

 

 

papas de aveia com sementes de chia, granola e fruta fresca: um pequeno-almoço para recuperar dos excessos do fim-de-semana

Se domingo é dia da família e do Senhor, segunda-feira é dia de papas de aveia ao pequeno-almoço na Mansão Mistério. Mais do que um hábito, é um ritual quase sagrado. Isto porque invariavelmente me desgraço durante todo o fim-de-semana. Por isso, segunda-feira é dia de expiação dos meus pecados. Mas, não tenha pena de mim porque a minha penitência não tem de ser nenhum castigo! Hoje, por exemplo, vou deliciar-me com estas ótimas papas de aveia com sementes de chia que descobri no blog The Little Epicurean.

Só vou precisar de flocos de aveia, sementes de chia, pepitas de cacau, leite de amêndoa ou de coco (a receita original é com leite de soja, mas eu não sou grande fã) e xarope de ácer. Para toppings, vou usar granola, amoras, toranja e frutos secos, como amêndoas, ppor exemplo.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

chia-oatmeal-breakfast-bowl-1.jpg