Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

vinho branco quase morno e bombas de empadão: a desilusão do tapisco, o novo restaurante de henrique sá pessoa

20376163_338802519894850_7648822024218547082_n.jpg

– Desculpe, o vinho branco não está muito fresco.

– Pois, aqui é normal. O nosso frio não funciona muito bem.

Estamos em Lisboa, numa noite com cerca de 30º C, no novo restaurante do chef Henrique Sá Pessoa, e o vinho branco veio quase à temperatura de um banho nas termas. Podia ser por acharem que aquele vinho devia ser servido à temperatura de um vinho tinto. Podia ser por mania ou por inovação. Mas não. No Tapisco, pelos vistos, é "normal" "o frio" não funcionar muito bem.

 

 

couves de bruxelas panadas com queijo parmesão, a receita que vai mudar a sua vida (ok, posso estar a exagerar...)

Sei que vou ser trucidada por toda a gente pelo que vou escrever a seguir: eu adoro couves de Bruxelas desde criança. Também sei que não é normal, porque quase toda a gente que eu conheço não gosta. Os nossos Minimisteriosos adoram (ah, os mistérios insondáveis da genética!) mas tenho a perfeita noção de que é um fenómeno raro.

Esta receita do imprescindível blog Damn Delicious vai provocar uma revolução na boca de toda a gente. A partir de agora, as couves de Bruxelas vão transformar-se numa unanimidade. Esta versão é deliciosamente crocante e incrivelmente deliciosa. Vai ver que, depois de experimentar, não vai querer outro acompanhamento no seu prato.

Só precisa de azeite, pão ralado panko, queijo Parmesão ralado, tempero cajun (encontra aqui, por exemplo), couves de Bruxelas lavadas, farinha e dois ovos batidos.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

sub-buzz-14758-1505943274-9.jpeg

 

scones de beterraba com chocolate preto e crumble de pistácios, uma receita original, vegan e sem glúten

Esta receita é para arrasar em qualquer ocasião. Tem um aspeto incrível, é saudável, é linda de morrer, é sem glúten, é vegan, já disse que é linda de morrer? Eu sei que sim. Mas de facto esta maravilha que descobri no blog The Green Life é dos pratos mais bonitos e originais que me passaram por estes lindos olhos. Sim, os meus olhos são lindos, sobretudo quando estou de óculos escuros. Mas dizia eu que esta receita é linda de morrer, de tal forma que até parece que estamos a cometer um crime ao dar uma trinca num destes scones. Apetece emoldurar e pendurar na parede. Estou a brincar! Apetece é comer e nem deixar uma migalha para contar a história.

Para fazer esta maravilha, vou obviamente recorrer ao talento do meu querido Marido Mistério, porque se eu arriscasse a meter a mão nesta massa corria um sério risco de estes scones saírem roxos em vez de cor-de-rosa.

Ele vai precisar de farinha de sorgo sem glúten, de farinha de aveia, farinha de araruta, fermento, cardamomo em pó, flor de sal, duas beterrabas médias, óleo de coco derretido, xarope de ácer, extrato de baunilha, chocolate preto cortado em pedaços, pistácios picados e açúcar de coco.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 scones, espreite aqui a receita original.

beet-dark-chocolate-scones-pistachio-crumble-12.jpg

 

 

7 truques que os chefs usam nos restaurantes e que deve aplicar em casa

sub-buzz-2428-1507035970-3 (1).jpg

Enquanto José Sócrates passou a sua amanhã a ler devotadamente a longa lista de 31 crimes de que o acusa o Ministério Público, eu dediquei-me a pesquisar a lista de truques que os chefs usam nos restaurantes. Como é que é possível cortar aquelas fatias finíssimas de presunto ou bacon, de forma rápida e eficaz? Ou fazer aqueles bifes grelhados e tostados por fora sem um churrasco de carvão? Ou manter as ervas aromáticas frescas durante vários dias? Ou tornar os molhos mais saborosos?

Enfim... pode parar com as perguntas que eu não sei as respostas. Quem sabe é Jesse Szewczyk, um colaborador do site Buzzfeed que começou a trabalhar em cozinhas de restaurantes aos 15 anos. E que decidiu partilhar as 17 dicas que aprendeu com os grandes chefs para tornar a comida mais saborosa e bem apresentada. Estas são as minhas sete preferidas.

 

 

brownies de batata doce e chocolate, o lanche ideal para levar para o trabalho

Quer primeiro as boas ou as más notícias? OK. Então, vou começar pelas boas: esta receita tem menos 100 calorias do que a versão tradicional. Ah, espere! Tenho outra boa notícia: afinal, não tenho más notícias! Só boas, claro! Esta receita do blog Healthy Seasonal Recipes é toda ela uma boa notícia. Cheios de chocolate e nozes tostadas, estes brownies são perfeitos para levar para o trabalho ou para as crianças levarem para a escola.

Só precisa de batatas doces descascadas e cortadas em pedaços, farinha integral, farinha, fermento, bicarbonato de sódio, sal, açúcar mascavado, manteiga sem sal, um ovo, extrato de baunilha, pepitas de chocolate, nozes tostadas e picadas.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

sweet-potato-blondies-068.jpg

 

 

vídeo: camarão com molho de coco e parmesão para aprender a fazer em menos de um minuto

camarao.jpg

Apetece-lhe um jantar surpreendente e original? Para aprender a cozinhar em menos tempo do que demora a fazer a barba? O quê, não tem barba? Não faz mal, para aprender a cozinhar em menos tempo do que demora a lavar os dentes? Então esta receita é para si. E, se não quiser ler textos maçudos de Eles com a mania que têm graça, não faz mal: só precisa de ver o vídeo de 50 segundos aqui em baixo.

Estes fantásticos camarões com um cremoso molho de coco e queijo vão ser o nosso jantar de hoje. Já cá os fiz em casa e deixaram a nossa mini-equipa de futsal em euforia e a minha querida Mulher Mistério a trepar orgulhosamente para cima da balança. Além de serem deliciosos, são dietéticos – e facílimos de fazer.

 

 

bolachas vegan e deliciosas, o lanche perfeito para as crianças levarem para a escola

Se há coisa que eu não sou é fundamentalista. Nunca fui adepta do exagero e do extremismo. São demasiado perigosos. A única coisa que eu exagero na minha vida é a comer, lá isso é verdade. Devia exagerar nas dietas, mas infelizmente nunca chego a essa fase. Desisto quase sempre na linha da partida. Isto para dizer que não sou nem vegan nem vegetariana, nem nada que se pareça. Agora gosto de experimentar pratos diferentes e, de preferência, saudáveis. E gosto, sobretudo, que os nossos filhos tenham uma alimentação variada e equilibrada. Estas bolachas, que descobri no blog Wallflower Kitchen, são incrivelmente fáceis de fazer, demora cerca de 20 minutos ao todo, e são surpreendentemente deliciosas.

Só precisa de manteiga sem lactose (ou margarina ou creme de origem vegetal), pasta de baunilha, açúcar refinado e farinha peneirada. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para cerca de 20 bolachas, espreite aqui a receita original.

IMG_2117.jpg

 

 

peitos de frango recheados com espargos e queijo, o jantar perfeito contra o mau humor de segunda-feira

É oficial: um estudo científico divulgado esta semana provou que a segunda-feira é o pior dia da semana. Eu acho que não precisava desta investigação, da Universidade do Vermont, nos Estados Unidos, que se deu ao trabalho de analisar 50 milhões de tweets por cada dia da semana, para chegar à mesma conclusão que toda a gente já chegou há décadas: as segundas-feiras são um dia de mau humor. Péssimo humor! Terrível humor!

Segundo os resultados desta análise das mensagens enviadas por toda a gente através do Twitter, o humor está no fundo do poço à segunda-feira. Depois, vai crescendo lentamente à medida que a semana avança até atingir o seu pico ao sábado. Ao domingo, cai ligeiramente e à segunda há uma hecatombe que nos atira para o nível de estado de espírito do José Sócrates cada vez que vê um polícia à frente.

E é exactamente para melhorar o meu habitual humor de segunda-feira que hoje guardei para o jantar uma receita fácil, deliciosa e cheia de queijo derretido a escorrer, do delicioso blog I Wash, You Dry.

Trata-se de uns fantásticos peitos de frango recheados com espargos e queijo que só levam seis simples ingredientes. Além dos peitos de frango, dos espargos e do queijo, vou precisar de paprika, raspas de limão e alho em pó (só por não precisar de cortar o alho, já estou a pressentir o humor de terça a chegar). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Asparagus-Stuffed-Chicken-7-copy.jpg

 

carpaccio de maçã com chocolate e manteiga de amendoim, um snack para improvisar em 5 minutos

Nunca escondi a minha solene embirração com maçãs. Coitaditas, não fazem mal a ninguém. Antes pelo contrário, fazem muito bem à saúde. Lá diz o ditado: an apple a day keeps the doctor away. De facto, a maçã é idolatrada por muita gente, desde o Newton aos nutricionistas, há uma irritante unanimidade em relação a este fruto. Não me levem a mal. Eu até gosto, só que comparada com outras frutas, está claramente em primeiro lugar no pódio no que toca a maçadoria e falta de graça. Mais eis que tropeço nesta ótima receita do blog Trial and Eater que eleva uma simples maçã a todo um outro nível. E em cinco minutos, consigo fazer uma sobremesa deliciosa, fácil, sem glúten e deliciosamente saudável.

Apple-nachos-chocolate-peanut-butter-Trial-and-Eater-1.jpg

 

 

soufflé de tomatinhos cherry sem farinha refinada (será que descobri um soufflé saudável?)

Quem alinha num delicioso soufflé para acabar este fim-de-semana espetacular em beleza? Estou com desejos de soufflé desde o momento em que descobri esta incrível receita no blog Bare Root Girl. Há séculos que não como esta delícia porque as minhas sucessivas dietas nunca me permitem. Saudades daqueles tempos em que devorava soufflés no restaurante XL (a propósito, tem os melhores soufflés do mundo e arredores) e no dia seguinte nem me lembrar que existe esse inimigo público número 1 que é a balança.

Mas hoje, como para variar já me desgracei durante todo o fim-de-semana, vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta maravilha para o jantar. Ainda por cima não tem farinha refinada.

Ele só precisa de ovos (com as gemas e as claras divididas), sal, iogurte grego natural, um dente de alho picado, pimenta preta, tomilho fresco, farinha de amêndoa, queijo parmesão ralado e tomatinhos cherry.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

IMG_7535.jpg

 

hoje é dia de sobremesa saudável e dietética: mousse de banana sem açúcar e só com 4 ingredientes

Há quem vibre com as vitórias do Benfica, há quem se emocione com as músicas do Tony Carreira – eu fico com pele de galinha cada vez que encontro uma receita saudável, deliciosa e fácil de fazer. Então, se for uma sobremesa, já estou com palpitações. xcxcxvxvxeeerf (peço desculpa, foi das palpitações...)

Esta cremosa e suave mousse de banana, do blog Veg Recipes of India, consegue ser isso tudo e ainda mais um bocadinho: só demora 15 minutos a preparar. Tudo o que vai precisar para fazer isto num instante é de banana, mel, natas (não comece já a protestar porque podem ser natas light) e umas gotas de sumo de limão espremido no momento (para a banana não escurecer). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

banana.jpg

 

 

esclarecimento: as fraudes à volta do casal mistério

Nos últimos meses, recebemos várias mensagens, por email e Facebook, de donos de restaurantes e hotéis a perguntarem se tínhamos visitado os seus espaços e pedido descontos.

Não, não pedimos!

Depois de termos esclarecido o mal entendido, explicaram-nos que alguns clientes fazem-se passar pelo Casal Mistério, outros dizem que são nossos amigos. Tudo para conseguirem redução de preços.

Numa altura em que as críticas mistério se estão a espalhar por blogs, sites e jornais, convém esclarecer alguns pontos sobre o Casal Mistério. Não sabemos se os outros bloggers e jornalistas seguem estas regras, mas nós respeitamo-las como princípios invioláveis.

maosdadas.jpg

 

 

caramelos saudáveis sem açúcar? o melhor é ler este post…

Parecem caramelos mas a verdade é que não são nada disso. Esta deliciosa receita do blog The Big Man’s World tem apenas 3 ingredientes saudáveis que juntos se transformam nestes incríveis doces que parecem de caramelo mas no fundo são de amêndoa, o que é igualmente maravilhoso.

São cremosos, derretem-se na boca, os 3 ingredientes não incluem manteiga, óleos, farinhas ou açúcar, por isso, estas pequenas maravilhas são vegan, sem glúten e, claro, sem açúcar. Ah, e acredita que só precisa de sujar uma única taça (e as formas, claro) e demora 10 minutos a fazer? Ai, não acredita? Então leia o que se segue.

Ora bem, os 3 ingredientes saudáveis são manteiga de amêndoa, óleo de coco e xarope de ácer.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 unidades, espreite aqui a receita original.

healthy-3-ingredient-maple-almond-fudge-2.jpg

 

 

camarão com molho de coentros e lima para fazer só numa panela

À partida, pode achar que um jantarzeco que se faz em 15 minutos não é digno de uma sexta-feira. Pois bem, caro concidadão, permita-me discordar. Esta fabulosa receita do blog The Cookie Rookie é não só facílima como também arrasadora. E ainda... e ainda... não temos a bota botilde, mas temos apenas uma mísera panela para lavar. 

Tudo o que precisa para fazer este fantástico jantar pré-fim-de-semana é de camarão, farinha, manteiga, vinho branco, sumo de lima espremido no momento e coentros. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

9C0ABA66-A5C8-497E-B32E-495BA9E04A2C.jpeg

 

pizza de frango, tomatinhos cherry e molho pesto com base de baguette

De facto, “a necessidade aguça o engenho”, que é como quem diz, “quem não tem cão caça com gato”. OK. Vou parar com os provérbios e as frases feitas antes que o meu querido Marido Mistério me ponha as malas à porta. Mas que esta receita do imprescindível site The Kitchn é uma excelente ideia para quando não temos massa de pizza em casa, lá isso é! O fim-de-semana aproxima-se perigosamente, o que significa que vamos ter a casa cheia de miúdos esfomeados e são receitas como estas que me fazem suspirar de alívio.

Para fazer esta maravilha, vou precisar de azeite extra-virgem, peitos de frango sem pele cortados em pedaços, sal, uma baguette, molho pesto, tomates cherry cortados ao meio, queijo mozzarella ralado e lascas de parmesão para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

579790e619347ae09990d090dac829f441edf2f6.jpeg